Confira dicas simples para evitar erros de formato e obter bons resultados na hora de imprimir seus arquivos.

Erros de formato: O que você precisa saber antes de enviar seus arquivos para a gráfica

Arquivos no formato irregular podem gerar grandes dores de cabeça. Além de não ser possível que a gráfica imprima a arte ou texto, será necessário que você altere o arquivo para que a impressão seja viável, gastando tempo e correndo o risco de ter seus prazos estourados.

Portanto, antes de enviar um arquivo para uma gráfica, é muito importante ficar atento às questões básicas de formato.

As dicas que trouxemos a seguir vão te ajudar a evitar erros e obter sucesso nas suas próximas impressões. Confira!

Artes devem estar no sistema de cores CMYK

Existem dois sistemas de cores, o RGB e o CMYK. O primeiro apresenta cores mais vibrantes nas telas digitais, já o segundo simula o resultado final da impressão.

Embora o mais utilizado na hora de criar as artes seja o RGB, as impressoras profissionais utilizam o CMYK. Dessa forma, se você tentar imprimir uma arte que está configurada em RGB, vai ocorrer uma distorção das cores.

Ou seja, você vai conseguir imprimir, mas não obterá o resultado desejado. Por isso, antes de fechar o arquivo para enviar para a impressão, certifique-se de que a configuração de cores é CMYK. 

Salve todos os elementos da sua arte na mesma pasta

Quando você monta uma arte com vários elementos, ou seja, várias camadas, precisa salvar todos eles numa pasta e enviar essa pasta completa para a gráfica.

Com isso, você garante que ao abrir o arquivo em outro computador, todas as partes da imagem estejam lá.

Caso você não faça isso, pode ocorrer erros na leitura de alguma parte da imagem, prejudicando a impressão.

Utilize fotografias acima de 300 DPI/PPI

A dimensão errada das fotografias vai gerar impressões com baixa resolução.

 A dimensão de uma imagem é seu tamanho real, geralmente representada em pixels, centímetros, polegadas ou outra unidade de medida. Já a resolução é a quantidade de pixels que compõem a imagem por polegada.

Quanto mais pixels a imagem tiver, maior será a quantidade de detalhes e qualidade.

Imagens abaixo de 300 DPI/PPI ficarão com baixa qualidade. Lembre-se de verificar isso antes de inserir fotos em seus arquivos.

Informe as fontes utilizadas no texto

Os textos das imagens enviadas para as gráficas devem ser convertidos em curvas para garantir que eles não se perderão quando o arquivo for aberto em outro computador. Ou ainda, é necessário informar para a gráfica qual foi a fonte utilizada.

Caso isso não ocorra, a gráfica pode retornar o contato solicitando a correção do arquivo ou o arquivo pode sair com fontes diferentes das que foram definidas.

Converta o seu arquivo em PDF

O PDF é o formato mais recomendado para impressão de arquivos de texto, banners, cartões de visita e outros materiais.

Primeiramente, porque ele garante que não vão ocorrer alterações na formatação e ainda, porque ele permite maior detalhamento para o corte de materiais que passarão por essa etapa.

Se você vai imprimir seu TCC, por exemplo, salvar em PDF garante que o trabalho não perderá a formatação exigida pela instituição de ensino quando for aberto no computador utilizado pela gráfica.

Tem mais alguma dúvida sobre erros de formato e impressão de arquivos? Envie para nós.

Por favor, preencha o formulário com o máximo de detalhes possível e entraremos em contato.

Falar diretamente com a nossa equipe

Ir Para A loja